Tecnologias foram pensadas no setor aviário


Mesmo diante do cenário de instabilidade econômica, o mercado de aviários brasileiro segue em constante crescimento. Dados do IBGE mostram que no primeiro trimestre deste ano foram abatidas 1,3 bilhão de cabeças, número que representa um aumento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as exportações, que são favorecidas com a alta do dólar, foram 30% maiores do que no mês de junho de 2014, com mais de 400 mil toneladas comercializadas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal.
Entre os fatores que contribuem com o aquecimento do setor é a qualidade do frango produzido no país e, nesse sentido, a multinacional sueca Husqvarna investe fortemente no desenvolvimento de tecnologias que auxiliam na manutenção das granjas. Para o segmento, a empresa oferece o Kit Aviário, composto por Motocultivador TR430, Soprador 125BVx, Pulverizador 325S25, Motosserra 236e ou Motosserra 435e e Cortador de Grama LB155S ou HU725AWD.
O objetivo dos equipamentos é auxiliar nas tarefas de descompactação da cama aviária, na limpeza e no aquecimento das granjas. Essas atividades interferem diretamente na qualidade do frango, pois garantem o padrão de peso das carcaças, evitam enfermidades nos pés e peitos das aves e, com as aves saudáveis, é possível alcançar um alto nível de conversão de ração em ganho de peso. Consequentemente, os criadores ganham com o aumento da lucratividade e da produtividade.


"Conservar a granja sempre limpa é uma atitude preventiva que garante mais saúde para as aves e maior produtividade do negócio. Com o Motocultivador TR430, por exemplo, é possível manter a cama aviária sempre fofa, descompactada, evitando que as aves machuquem os pés e o produtor tenha prejuízo na venda de carcaças. Imperfeições e calosidades nos pés e peitos das aves acabam depreciando o produto na hora da comercialização. Além disso, o mau cheiro das fezes, insetos e outras impurezas que ficam na cama aviária, podem afetar o desenvolvimento dos frangos”, ressalta Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da Husqvarna.

Controle da amônia
Um dos principais problemas em um aviário e que pode comprometer a saúde dos frangos é a formação de amônia no espaço. O gás é gerado a partir da decomposição microbiana dos dejetos e é capaz de causar infecções que vão interferir no desenvolvimento das carcaças, afetando o ganho de peso.


"Os efeitos da amônia são reduzidos quando o criador diminui a compactação do solo, por isso a indicação é utilizar o Motocultivador TR430, o equipamento é considerado o que há de melhor no mercado para revolver uma cama aviária. As lâminas giram no sentido anti-horário e esse movimento ajuda a afofar o solo e faz com que as fezes sejam absorvidas. Outra vantagem de deixar o solo mais macio é evitar as calosidades nos pés das aves, fator que interfere diretamente na qualidade do frango para exportação", explica Paulo Figueiredo.